26 abril 2017

Tenho toda a história na cabeça, mas não sei como começar o meu livro. Confira 5 dicas que irão te ajudar.

O QUE FAZER QUANDO A HISTÓRIA QUE ESTOU ESCREVENDO NÃO FLUI?

Esse é o segundo post da serie Guia para Escritores, então se você não leu o primeiro que foi COMO DRIBLAR O BLOQUEIO CRIATIVO, está esperando o que? Ainda não sei quantos posts serão, mas esse Guia é para você escritor que em algum momento das postagens irá se identificar com algum dos temas dos quais postarei por aqui. Eu acho muito difícil que você não se identifique com pelo menos um dos tópicos.

E começaremos pelo início. Nada mais justo, não é mesmo? Reflita sobre o que você irá ler a seguir e me diga se você se identificar.

Faz um tempo que você teve aquela ideia sensacional, fosfatídica e sabe que essa vai ser a melhor história que você já escreveu. Quem ai já pesou assim? Eu várias vezes, quem é escritor sabe o que é se sentir inspirado e em como pensamos em várias histórias o tempo todooooo. É tanta imaginação que na hora de escrever a coisa não funciona como nós imaginamos que aconteceria.

Eu não sei vocês, mas não vejo a hora de inventarem um computador que leia mentes kkkkk. Dessa forma, iremos escrever livros muito mais rápidos. Eu sei, eu sei... Viajei um pouco na maionese, mas eu ainda tenho fé de que irá acontecer.

Mas voltando ao assunto daquela ideia totalmente sensacional você está tão empolgado para começar, quer já quer escrever o fim, antes mesmo de escrever o começo. Então você se senta na frente do computador, ou pega um caderno e uma caneta e quando começa a escrever a insegurança começa a surgir e juntamente com ele, o medo de não saber como dar início, ou como começar a escrever te travam e leva você a repensar se realmente deve dar início a esse projeto; principalmente se você irá postar essa história em alguma plataforma pública, ou publica-la.

Mas tenha calma gafanhoto, eu não disse que esse post lhe ajudaria de alguma forma? O que eu realmente espero que sim.

Engana-se quem acha que escrever um livro é apenas digitar palavras no word, ou escrever numa folha. Escrever, não é nem um pouco fácil e escrever um livro requer muita organização e disciplina.

Escritores tem a mente fértil e quando está em sincronia com sua historia ela flui sem nenhuma dificuldade, no entanto começa-la nunca é simples. Por todos os fatos que estão em sua cabeça em ordem cronológica requer tempo, paciência, força de vontade, comprometimento e o principal, AMOR.

Do que adianta começar uma coisa, sendo que na metade do caminho você para? Se você posta sua obra online, seu compromisso e comprometimento precisam ser ainda mais determinados, afinal você tem um compromisso com leitores que esperam assiduamente por cada capítulo que VOCÊ irá postar. Pega super mal parar no meio do caminho, os leitores acabam perdendo a credibilidade no seu trabalho.

Então o que devo fazer? Confira algumas dicas que irão te ajudar nesse momento tão difícil.

1- Comece de um jeito fácil, afinal você tem apenas algumas ideias inacabadas sobre o que pretende escrever. Clareza é fundamental. Sendo o início da estória a parte mais difícil e decisiva, tente escrever de modo que prenda o leitor a leitura, um início bem escrito é decisivo, pois é a partir do início que os julgamentos do leitor começarão, e desse ponto ele formara a opinião se deve continuar ou não lendo o seu livro.

2- Crie uma linha do tempo e faça um resumo dos acontecimentos mais importantes. Isso ajudará você a não se perder no meio do caminho. Uma boa dica é escrever um CONTO, não necessariamente grande, apenas para que você descreva os pontos chaves dos acontecimentos mais importantes do leu livro.

3- Não estimule um número de paginas inicialmente, durante o tempo que você dedicar a escrita, você saberá a hora de dar um ponto final. Canalize sua energia e concentre-se em apenas concluir as cenas de cada capítulo escrito.

4- Crie uma fixa para cada personagem, especifique tudo: nome, sobrenome, idade, gostos, características pessoais, etc... Isso ajudará muito, e tornará seu material de referência para eventuais esquecimentos.

5- Opiniões e conselhos são sempre bem vindos, então se você se encontrar empacado em determinadas partes da historia, não seja duro com você mesmo, além do mais, isso é normal e menosprezar a si próprio não irá ajudar em nada. Sempre têm aquele amigo que possa te dar uma dica, ou aquele leitor que sempre estará lá para clarear suas idéias. Com certeza depois disso tudo vai começar a fluir.

Já sabe a qual das dicas você irá recorrer?

Se nenhuma das dicas funcionarem, infelizmente você está dando ouvidos as desculpas esfarrapadas que deu durante toda vida. “não consigo” “não sei” “ninguém vai ler” etc... Não importa o que impeça você de começar, determine-se, não racionalize e não deixe para depois. Coloque as mãos na massa e confie no seu potencial.

Nós vemos no próximo post do GUIA PARA LEITORES. Beijos

Se você gostou desse tipo conteúdo, não deixe de comentar pois é muito importante para o crescimento do blog.

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. oI!!!

    Eu amo escrever, acho que é uma das coisas que mais gosto de fazer na vida. Escrevo um livro - já tenho um pronto - com minha amiga e já passamos por tanta fase... Já mudamos nomes de personagens, mudamos o tema, mudamos a história toda, olhe, nem digo nada! Hahaha.

    Mas ainda não desistimos dessa história e sonhamos em publicá-la.

    Eu tenho uma pasta no notebook com todas as informações dos personagens dos livros, o que ajuda muito a deixá-lo mais real na minha cabeça.

    Ótimas dicas!

    Beijos,

    https://blogminhaorbita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meu esposo começou a escrever um livro, e faz algumas semanas que o bloqueio criativo apertou.
    Vou lá conferir o primeiro post e mostrar pra ele.
    Esse segundo ficou muito bom também, e vai ajudar ele de uma maneira enorme!
    Quando ele terminar de escrever volto aqui pra te avisar <3
    Obrigada mesmo pela ajuda!

    Beijinhos e Sucesso!

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero mesmo que ajude e vou esperar você vir me contar sobre. Kkkk

      Excluir
  3. Esses dias estava pensando seriamente em escrever um livro de contos, sabe? Vários contos. Idealizei até uma capa, tipografia e tudo (amo essa parte de
    design gráfico da coisa). Mas quando pensei nos contos e transferi para o papel achei tudo tão (???) chato! Amei suas dicas, me deu vontade de tentar novamente, inclusive, as dicas 2 e 4, acho que elas essencias para eu não me perder sabe!
    Lindo poooost, sério.
    Vou conferir o post sobre Bloqueio Criativo <3

    Um beijo!
    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então van logo e comece a escrever esse conto, pois eu já quero ler. Bjud

      Excluir
  4. Oi, Grayce!

    Bacana essas dicas, viu? Acho que com certeza vão ajudar todo mundo, quem tem facilidade pra escrever e quem não tem. O essencial mesmo é limpar a mente e ocupá-la com ideias, sejam elas boas ou não, certamente algo sai das ideias ruins também!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas! Amo ler e escrever, e pretendo, um dia, terminar algum dos livros que comecei a escrever, mas cade a criatividade? haha Achei as dicas válidas, e é um ótimo guia para quem está começando!

    ResponderExcluir
  6. Amei a dica ainda não li a primeira parte mas depois do resultado surpreendente desse vou conferir a outra matéria , algumas dicas serão indispensáveis para mim e para muitas pessoas obrigado pela dica

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do post e é maravilhoso pra quem está começando nessa área. As vezes precisamos de uma direção e esse post tem muito disso. Te direciona a ser um bom escritor

    ResponderExcluir