06 abril 2016

Como driblar o bloqueio criativo? - Guia para escritores

Quem nunca teve um bloqueio criativo que atire a primeira pedra... Aos que nunca tiveram, agradeça pois vocês são providos de muita sorte.

Pensar, pensar e não conseguir criar nada. Frustrante não?! O bloqueio criativo é o maior vilão de quem usa a mente como ferramenta de trabalho e quando ele se instala, muitas das vezes não vai embora tão facilmente. Por experiência própria sei bem como é empacar no meio do caminho. Aquele temido BRANCO, a incapacidade de atacar a tela do computador e dar início, ou até mesmo voltar de onde paramos. A impotência de não saber o que fazer, mesmo quando na verdade sabemos bem o que precisa ser feito é aterrorizante.

Então o que devemos fazer para ganhar essa guerra?

Recorri a alguns escritores do Wattpad e alguns deles me deram algumas dicas de como você e eu devemos agir para que esse bichinho chamado BLOQUEIO CRIATIVO vá embora antes mesmo de vir nos assombrar. Confira algumas das dicas abaixo:

O Gabriel Marques é autor do livro TheLast Chance – O Jogo deu a seguinte dica: “Tenho bastante ajuda dos amigos, procuro ler pra abrir a mente ou então apenas deito e fecho os olhos, funciona bastante”.

A Carolina Aliglamb, autora do livro Pandora,disse: “Eu simplesmente paro durante um bom tempo, depois volto a reler tudo e a inspiração depois de um bom tempo volta. Acho que o bloqueio deve ao fato de estarmos cansados, precisamos de descaso e desligar por um tempo. Comigo resulta”.

A Karina Rocha, autora dos livros A última peça e Sessenta noites em trindade, disse: “Fora o básico (sair, ver filme, etc...) eu tenho duas estratégias. A primeira é ir ao Pinterest e pesquisar sobre a cena que travou na mente. Como sou visual, o Pinterest é perfeito. Nunca saio de lá (horas depois) sem algo pronto na cabeça. Outra dica é ir ao Goodreads (se vc fala inglês) e pesquisar sobre o assunto, em palavras, sobre o qual você quer escrever. Por exemplo, "amor eterno". Lá existe uma parte chamada "quotes" que traz frases célebres que contém o termo que você quer pesquisar. Vem cada coisa linda. Poemas, partes engraçadas, metáforas divertidas ou profundas, etc... É bom deixar claro que as pesquisas servem de inspiração, e que plagiar é ilegal. Espero ter ajudado.

A Valkíria Finisk, autora do livro O Príncipe Bastardo, deu a seguinte dica: “Olha, me ajudou muito quando comecei a separar a ideia de que eu só poderia escrever quando a criatividade chegasse de modo sublime até mim, passei a encarar como uma tarefa mais objetiva. Acho que o problema começa quando encaramos a nós mesmos como sujeitos passivos das circunstâncias, e não é tão verdade. Tem dias que estamos mais inspirados, lógico, mas, quando não estivermos, a gente vai atrás de nos inspirar, de reler nosso material, de dialogar internamente como as coisas vão acontecer, ou simplesmente colocar em prática o que já foi planejado anteriormente. Geralmente eu encontro muita ajuda lendo meu próprio material, encontrando pontas soltas ou dicas nas anotações (eu anoto muito, qualquer impressão, qualquer detalhe que precise ser guardado para o futuro) e lendo. Lendo mais de uma vez para que minha influência não fique viciada a um determinado estilo/autor. Eu não entendia quando diziam que, quando a criatividade chegar ela tem que nos encontrar trabalhando, e é muito verdade. Uma frase que gosto muito é "Se você apenas espera por criatividade para escrever, você não é um escritor, você é uma pessoa que espera (em inglês waiter)".
Quando o bloqueio é MUITO forte, eu costumo sair andando pela casa enquanto converso sozinha, mas não aconselho a fazer isso diante de pessoas hahaha...

A Ashiley Cristina, autora do livro 100coisas para fazer antes de morrer deu a seguinte dica: “Acabei de lidar com um bloqueio criativo e olha, o que me liberta é a música. Eu estava há mais de três dias sem postar alguma coisa e meu fone havia quebrado... Mas ai foi só escutar um pouquinho de música, ver umas imagens ler algumas sinopses e a inspiração voltou!”.

Nada melhor do que quem já passou por isso para nos ajudar não é? Mas se ainda paira algo no ar, vou deixar mais algumas dicas sobre o que você pode fazer para que o bloqueio criativo nem chegue perto de você.

Faça um cronograma:

Crie um cronograma de escrita, colocando os pontos mais importantes do que você quer que aconteça na sua história. Assim quando pintar aquela dúvida, basta recorrer ao cronograma e a inspiração voltará rapidamente.

Troca de textos:

Todos nós temos um amigo escritor, ou até mesmo conhecemos alguém que escreva. Então por que não pedirmos ajuda? Às vezes até esse nosso amigo está precisando de nossa ajuda também. Uma mão lava a outra (rsrsrs...). Troquem os textos, peça para que seu amigo leia e que te dê um feedback como retorno.

Faça pesquisas:

Pergunte as pessoas que estão lendo sua obra o que elas estão achando da sua estória. Deixe que eles participem e deem dicas do que gostariam de ler na história. Desse jeito sua mente se abre, e quem sabe a inspiração não volte.

            Bom pessoal espero que tenham gostado e que de alguma maneira eu tenha ajudado. Espero que daqui pra frente nossa mente seja repleta de inspiração. 

            A agradeço a cada pessoa que colaborou com esse post. E para conhecer as obras de cada autor, basta clicar nos respectivos títulos e ficar por dentro do que rola nos livros de cada um.




Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Simplesmente adorei a matéria! Espero que sirva de inspiração para muitos com esse terrível bloqueio ^-^

    ResponderExcluir
  2. Estou vivendo o drama do bloqueio criativo nesse momento. Sei tudo que quero escrever, mas a dificuldade está em descrever tudo, passar para o papel.
    Vou tentar algumas dessas dicas, quem sabe da certo.
    Sucesso para o blog!
    Bjos

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente e me diga se deram certo. Sucesso para nós!!!

      Excluir
    2. Mel é disso que sofro há quase 1 ano, como a menina ali do comentário acima disse. O meu maior problema é descrever o que já tenho em mente.
      Acho válido um artigo sobre como ajudar as pessoas à descrever o que já tem em mente e o principal a questão dos diálogo, primeira, segunda ou terceira pessoa na narrativa. Amiga amei essa sua matéria mesmo vou tentar por em prática algumas dessas dicas principalmente o cronograma.

      Excluir
  3. Ficou bem bancada, principalmente porque cada pessoa funciona de um jeito. Há de se tentar várias coisas diferentes até descobrir o que funciona melhor para nós na hora do bloqueio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. Muito obrigada pela sua colaboção :D

      Excluir
  4. Adorei as dicas, pois várias vezes isso também acontece comigo. Parabéns pelo belíssimo blog! Bjs terapiameblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, pois várias vezes isso também acontece comigo. Parabéns pelo belíssimo blog! Bjs terapiameblog.wordpress.com

    ResponderExcluir