15 maio 2017

Como foram meus primeiros meses na Holanda?


Oi genteeee!!

Eu estou tão feliz em poder fazer parte desse blog. Me da uma ansiedade louca pra poder contar tudo logo para vocês... Hahhaa #Aloka

Primeiramente queria agradecer a todos vocês pelos comentários do post anterior. Estou me sentindo muito bem vinda e muito honrada em poder inspirar tantas pessoas e mostrar a outras um pouquinho do que vivo aqui na Holanda. Obrigada de coração!

Agora vamos ao que interessa. Ah, não se esqueça da pipoca porque o texto é longo! No post anterior expliquei para vocês o porquê de eu ter vindo morar na Holanda, certo? E agora eu quero dividir com vocês as minhas primeiras impressões na Europa.

Eu sou do Rio de Janeiro, e todo mundo sabe que carioca gosta de tirar onda, falar alto, curtir com os amigos no final de semana, é de regra aquele churrasco em família no Domingo. Os primeiros meses na Holanda, não foram nada parecidos com o que eu estava acostumada. Eu morava numa comunidade do Rio de Janeiro, onde meus familiares moravam todos perto de mim e meus amigos de infância também. Naquele lugar todo mundo conhecia todo mundo.

Mas quando cheguei aqui minha mãe morava fora da cidade e a vizinhança não era muito legal, mas sempre que tinha uma oportunidade eu tentava me comunicar com alguém com aquele meu inglês fraquinho que tinha aprendido na escola no Brasil. Mas as pessoas simplesmente ignoravam porque os holandeses são racistas de pátria, e eu na época só sabia falar uma palavra, que era DANK JE WEL que significa OBRIGADA em português. Eu lembro que esse ano foi o mais difícil para mim, eu parecia uma criança que tinha acabado de nascer e que precisava 24 horas de assistência da mãe para poder me virar. Por conta do frio que estava nesse ano, eu tive ataque de afobia dentro de casa. Porque as janelas ficavam fechadas 24 horas e eu era acostumada a ficar com janelas abertas dentro de casa. Eu me sentia sufocada e começava a chorar dizendo para minha mãe que aquilo não era vida e que eu queria voltar para o Brasil. Que eu não iria conseguir viver num país com - 5°C de temperatura no inverno. E minha mãe sempre me explicando as coisas dizendo que tudo iria melhorar; que iria levar tempo para que eu pudesse me acostumar com o tempo e que a primavera e o verão seriam bem melhores para mim.

Mas quem disse que eu acreditava? Eu fiquei durante 3 meses chorando e falando que iria voltar para o Brasil, e detalhe minhas roupas ficaram esses 3 meses dentro da mala. Pois é gente, foi a pior época da minha vida!
Depois desses 3 meses finalmente eu fui estudar, minha mãe conseguiu uma vaga numa escola pública que ensinava o idioma Holandês para menores de 18 anos. Essa escola era somente para aprender o idioma, nada mais, e foi nessa escola que tudo começou a mudar.

Lá tinha gente de tudo quanto é canto desse mundo. Conheci africanos, indianos, albaneses, paquistaneses, russos, alemães, americanos, ingleses, colombianos e principalmente brasileiros. Depois que eu entrei para essa escola, eu comecei a ver a Holanda com outros olhos, de um modo diferente. Eu comecei a ver que eu não era a única estrangeira no pedaço, eu vi que não era só eu que não conseguia me comunicar com as pessoas do lado de fora. Eu conheci pessoas legais e também não legais, mas graças a Deus eu soube ver quem era meus amigos de verdade e quem não era. E a cada dia que ia para á escola, eu ficava numa felicidade sem tamanho em poder ir sozinha e saber que quando eu chegasse teriam pessoas e assim eu faria minha vida social escolar voltar aos poucos.

Claro que hoje eu já estou mais estável, conheço mais pessoas, mais lugares e como conclusão disso tudo, eu trago uma mensagem que é nunca desista das coisas facilmente mesmo que o início seja o mais doloroso, apenas continue tentando, porque no final Deus irá te surpreender.

Acho que já deu pra vocês terem uma noção de como foi os meus primeiros meses na Holanda. Fique ligado no blog para a continuação do texto e me conte aqui nos comentários, o que talvez, aconteceria com você se estive no meu lugar.

Um grande beijo para vocês e até o próximo post!

Ah, me acompanhe nas redes sociais, estou sempre por lá: Instagram: @Nayaraleles Canal no Youtube: Nayara Leles - Uma brasileira na Holanda



Comente com o Facebook:

29 comentários:

  1. Tudo que é diferente estranha, causa algo desconfortável. Mas é metendo a cara no mundo que conhecemos e aprendemos de tudo nessa vida.
    Aproveita essa oportunidade que Deus lhe deu e nos enxa com suas experiencias de vida sempre um grande beijo 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é gata..Foi bem difícil no início, mas agora está tudo bem. Beijos!

      Excluir
  2. Imagino como você deve ter se sentido, porque é um lugar diferente, pessoas diferentes e devemos nos adaptar a novas coisas então é complicado! Mas que bom que você se encontrou e hoje esta bem, vou ficar ligadinha pra cena dos proximos capitulos! bjus e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Nossa que coisa mais legal... ♥ queria tanto ir morar em outro país.. acho que passar uns 3 meses fora já era o suficiente kkk muito bom esse post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada flor!
      Já pensou em fazer intercâmbio? É uma ótima opção pra morar fora.

      Excluir
  4. Sua estadia ai deve estar sendo incrivel, vale tanto conhecer novos costumes, pessoas e culturas. Cada coisinha é um aprendizado novo, feliz pela tua conquista!

    ResponderExcluir
  5. Realmente morar fora do país de origem tem seus prós e contras, e na maioria das vezes os primeiros meses nunca são como esperamos mesmo, não é bem um mar de rosas, mas com o convívio e com novos amigos, a gente se acostuma, acaba sendo mais agradável.. Que bom que já está adaptada, beijos!!

    ateliernerd.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só li verdades gata!
      Mas graças à Deus deu tudo certo. Agora eu não quero mais sair daqui..kkkk
      Beijos!

      Excluir
  6. Imagino como deve ter sido! Eu no seu lugar, com essa temperatura de 5°C, já teria morrido congelada! Sério! hahaha Mas eu quero muito poder conhecer a Holanda um dia, o lugar, pelo que vejo em fotos, deve ser muito maravilho, não? Mas que bom que você conseguiu se estabilizar <3 Sucesso linda!

    Beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala! Eu demorei 1 ano pra me acostumar com o frio. Mas depois que você acostuma, depois nem sente mais tanto frio assim.
      Se puder vir, vem sim. Pesquisa tudo direitinho e vem!
      Obrigada! Beijos!

      Excluir
  7. Que delícia! Viajar em si já é sensacional, conhecendo novos lugares, costumes, culturas, pessoas então... Melhor ainda!
    Sou dessas que mal aguenta o frio do Brasil então com certeza morreria também com a temperatura da Holanda! Hahaha
    Aproveite a experiência. Eu no seu lugar estaria totalmente deslumbrada! hahaha

    Beijo,
    Pietra
    eutemostro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deslumbrada!! Kkkkkkk #Amei #Aloka
      Beijos!

      Excluir
  8. Olá, a gente sempre quer morar fora e as vezes acabamos esquecendo que tudo é diferente de onde moramos.Seu post foi muito maravilhoso, imagino como foi dificil e ainda ter que lidar com aquele desconforto. Você e sua mãe são duas grandes guerreiras, parabens!

    ResponderExcluir
  9. Nayara que experiência incrível! Eu estou a 4 anos no Canadá mas com certeza na Holanda deve ser mais complicado por causa da língua.

    Parabéns pela garra de ir morar aí na cara e na coragem. Vou te acompanhar nas redes sociais.

    Beijos
    http://www.blogwhynot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Pretendo ir no Canada tbm, me falam muito bem de lá.
      Aprender o idioma não foi fácil, mas com 1 ano eu já estava falando.
      Obrigada! Beijos!

      Excluir
  10. Aah Nayara, que post inspirador, todo mundo que mora fora passa por esse período doloroso de adaptação, mas que bom que você encontrou forças para continuar, a Holanda é um país muito bom, tive já tive a oportunidade de conhecer um pedacinho de Amsterdã, mas quero conhecer tudo!
    Estou esperando o seu post com dicas de lugares pra visitar, beijos e parabéns pela força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caracaa! Que legal!
      Da proxima vez que vier me avisa, pra gente tomar um cafe juntas e bater um papo. Que tal? kkkkk
      E pode deixar que o post vai vir recheado de lugares legais pra voce visitar. No meu canal no Youtube tem alguns, se quiser assistir, é só escrever o meu nome no site do youtube que aparece tudinho.
      Obrigada pelas belas palavras..Beijos!

      Excluir
  11. Nossa que legal conhecer outros lugares, outros costumes,
    Esse lugar deve ser muito lindo
    Também tenho vontade de conhecer
    Lugar diferentes.

    ResponderExcluir
  12. Olá Nayra, muito legal saber a sua experiencia. Eu acredito que vocês ficou com essa pressão por saber que teria que ficar ai. Pois em março eu fui para holanda tbm, e a sensação que tive é que não queria voltar não. kkk. Fui com meu namorado, com aquele ingles bem pobre, mas andamos em umas 5 cidades diferentes. Nos ficamos em Wassenaar, na casa do padrinho do meu namorado, por uns 20 dias, e me apaixonei pelo pais. Aproveita bem as cidades, tem mta história pra aprender, eu mesmo fui pra mais de 30 museus em algmas cidades. Sem contar a minha outra paixão dai, a loja Primark, gastei muito nessa loja e ano que vem vou voltar e correr la !!! Muito barato, se vc não foi lá, da uma passada. E boa sorte, que vai dar tudo certo, logo acostuma e nem vai querer voltar.. Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No inicio eu senti mesmo essa pressão. Mas agora eu já me acostumei, cada um tem uma experiencia diferente. Eu já viajei muito por aqui e também conheci vários museus. Eu já rodei essa Holanda todinha..kkkkkk
      Quando você vier aqui novamente, me avisa, pra gente tomar um cafe por aqui..kkkk Vai ser legal!
      A loja Primark e o meu ponto fraco! Se deixar todo mês eu estou la, gastando dinheiro. Aquele lugar e o paraíso de roupas!
      Beijos!

      Excluir
  13. adoraria mora em outro pais deve ser maravilhoso, ter a sensação desconforto estranheza é normal ,tudo que for difícil vem sua recompensa depois, aproveita todo aprendizado que vc vai ter, beijo sucesso pra vc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So li verdades!
      Obrigada pelas belas palavras. Beijos!

      Excluir
  14. Parabéns pelo post....deve ser difícil mudar de país neh...Novas culturas, costumes....parabéns pelo por contar a nos sua história e amei seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi bem difícil mesmo no começo. Mas agora esta tudo bem.
      E esse blog não e meu, eu tenho uma parceria com a Grayce (dona do blog).
      Beijos!

      Excluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir