17 maio 2017

Como anda sua autoestima literária?

A autoestima literária é quando o escritor não está totalmente satsfeito com aquilo que escreveu. Você já passou por isso? Confira o post com dica de como driblar essa fase ruim.

Relaxa não vim falar sobre não gostar de si próprio ou que você não possui amor próprio, já tem alguns posts sobre isso aqui no blog.

Cá estou eu com mais um texto para o nosso Guia, hoje vamos falar sobre baixa estima literária. Isso é algo mais comum do que você imagina. Essa é a terceira postagem sobre o GUIA DE ESCRITORES, então se você não viu as outras duas que foram sobre: Como driblar o bloqueio criativo e 5 dicas paracomeçar a escrever um livro. Confira, pois elas estão muito legais.

Autoestima não é nada menos que AUTOACEITAÇÃO e isso ocorre bastante na hora de transcrevemos um texto, não é mesmo? Esse é um mal que vira e mexe persegue um escritor, não somente escritor, mas para quem também transcreve posts para o blog etc...

Sabe quando você escreve um capítulo ou texto e não fica nada satisfeito com o que acabou de escrever? Reler milhares de vocês e se da conta de que nada está bom, nada está digno de ser mostrado. Você odeia tudo o que escreve e acha que nada vai mudar isso, não é mesmo? 

Eu não sei com vocês, mas já aconteceu várias vezes comigo. E creio que eu não seja a única.

Escritor que é escritor e quem escreve conteúdos sabem quando sua história, ou algo que escreveram não está lá essas coisas. E quando ele pede a opinião de alguém ele não quer que o leitor, amigo, mãe ou entidade o diga o contrário. Na realidade isso não o ajuda em nada.
Quando o escritor pergunta a opinião de alguém é porque a situação está realmente critica e ele realmente quer saber a verdade e não ser exaltado.

Ter autoconfiança é algo complexo, afinal queremos transmitir o nosso melhor para quem irá ler o que escrevemos. Ser escritor (independente de ser profissional ou amador) requer muita dedicação e escritor que é escritor se importa bastante com o retorno que seus leitores irão lhe dar. Afinal o escritor tenta ser o mais objetivo e natural possível na hora de transmitir para o seu público o que levou horas, dias ou meses escrevendo.

Mas além de se importar com a opinião de seus leitores, o escritor também importa-se muito com o que ele mesmo escreve. Ser critico consigo mesmo é um dos fatores que o levam a baixa-estima literária. Um escritor pode passar horas escrevendo, mas se você não gostar realmente do que escreveu, pode ter certeza que você não irá usar aquele capítulo de jeito nenhum. Você sempre vai achar que está faltando algo e que poderia ter feito você, não é verdade? Hahahaha...

Nem sempre você odeia tudo o que escreve, mas às vezes você se cobra tanto que sabe que se insistir um pouco mais consegue fazer ficar ainda melhor. Eu mesma acho que quando eu escrevo algo e não gosto e mesmo assim posto, meus leitores vão pressentir que ficou faltando algo. Você já pensou dessa maneira, ou é muita paranoia minha?

O lado bom em exigir sempre de você é que você irá persistir tanto naquilo, que acarretará numa evolução e nesse ramo da escrita evoluir faz com que você desenvolva ainda mais o seu talento. Mas do que adianta nos cobrarmos tanto? É normal não gostarmos tanto assim de alguma coisa e não é sua função fazer com que todos gostem. Até porque nem tudo mundo irá gostar do que você escreveu, nem Jesus agradou a todos.

É bom nos preocuparmos com o nosso conteúdo, com o que vão pensar, mas se subjugar só irá fazer com que você se sinta um fracasso e não é assim que você vai ver o seu melhor. Quando você só vê os pontos negativos no que faz, quando você só se critica, isso acaba te fazendo pessimista e leva você a não evoluir.

Uma ótima dica dada pela nossa resenhista e diagramadora Bruna Lazari, é a NÃO REVISÃO.

MAS O QUE SERIA ISSO? Consiste em nunca revisar o que foi escrito. O escritor deve somente seguir com a escrita, mesmo que no decorrer do desenvolvimento do livro, algo mude.

- Um exemplo: a personagem principal faz direito e depois na metade da história o escritor acha melhor ela cursar enfermagem.

A técnica da não revisão propõe que o autor mude, mas não revise toda a historia. Assim que o livro estiver concluído o autor ele retornará para o inicio e corrigirá os pontos que não coincidem com o restante. Dai ficará a critério do escritor adicionar mais fatos interessantes e retirar o que achou maçante.

Tente dessa maneira antes de se desmotivar, se você acha que o seu texto ainda não está bom, continue trabalhando nele, uma hora vai está do jeitinho que você queira. Pegue as criticas, sugestões e esqueça os haters. Tire o melhor disso para evoluir.

Você já passou por isso? Me conte nos comentários.


Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Grayce, você disse tudo! Sempre que escrevo um post no meu blog e eu não estou totalmente satisfeita com ele, tenho a impressão que o alcance será menor e que os leitores podem não gostar. Devemos ser o mais natural possível e também exigentes.

    Um beijo!
    www.bulafashion.com

    ResponderExcluir
  2. Menina que nem sabia que tinha auto estima literaria ahsauh.
    Poxa realmente agora imagino como seja, eu admiro tanto quem escreve, imagina passar anos trabalhando em um livro, muita paciência e determinação ein. Inclusive essa diquinha no final achei maravilhosa, uma ótima ideia. bjão<3

    ResponderExcluir
  3. Confesso que eu deveria ser mais exigente comigo mesma, na hora de escrever. As vezes faço com pressa e não tomo muito cuidado.
    ps: amei demais o cabeçalho do seu blog <3

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha nem ouvido falar em autoestima literária kkk. Mas acho que ela está super superior de bem comigo. Escrever é um dom, e é preciso confiança para isso. Não é fácil imaginar algo e escrever ja já pensando no que terceiros vao achar ne? Amei.. Sucesso

    ResponderExcluir
  5. que bacana seu post me interessou muito eu não fazia ideia que tinha isso eu escrevo e pretendo ter um livro da minha autoria mais as vez eu leio uma 1mil vezes e parece que nunca ta bom o suficiente rs escrever é algo que muita gente tem o dom mais temos que olhar com os olhos da alma quando estamos analisando ou escrevendo

    ResponderExcluir
  6. Que post bacana, não fazia ideia disso... Confesso que sou difícil de me apegar a leitura, mas quando me apego, aaaaah ninguém segura. Escrever é um dom, né? Admiro quem escreve. Beijos, sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Imagino como dever deve ser ruim esses momentos pois imagina só vc criando um texto e De repente mudar tudo é e ter que excluir algumas coisas, mas creio que deve ser diversos fatores que auxiliam a acontecer esse bloqueio como estresse do dia a dia e afins.
    Sucesso

    ResponderExcluir
  8. Desculpa se não me identifiquei com o seu post, só quis comentar sobre o que trouxe a auto estima que já não tinha a muito tempo, mais percebi a pessoa pouco tolerante que é a ponto de querer me expor. Desculpa se não entendeu meu comentário. Mais não faça com o próximo o que não gostaria que fizessem com você.

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca tinha ouvido falar no termo, mas passei por muitos dos exemplos ruins citados, amei a dica de não revisão, mas infelizmente não sei se conseguirei utilizar.

    ResponderExcluir